A criança possui um papel ativo na construção do seu conhecimento, sendo o professor a ponte entre o aluno e o conteúdo, através da construção de atividades desafiadoras.
Trazemos a abordagem filosófica de Rudolf Steiner (fundador da escola Waldorf) e do biólogo Jean Piaget, para embasar o trabalho desenvolvido pelos educadores e colaboradores da LínguaViva.
Jean Piaget é considerado o pai da pedagogia moderna. O desenvolvimento psíquico, que se inicia com o nascimento e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico.
Da mesma forma em que o corpo evolui até um nível relativamente estável, caracterizado pelo final do crescimento e pela maturidade dos órgãos, o desenvolvimento mental também passa por fases de maturação e caminha em direção ao equilíbrio.
Esta maturação determinará os conteúdos a serem abordados a cada momento e a forma como eles serão executados. Além disso, Piaget afirmava que o conhecimento é construído através de experiências. Aprender é uma interpretação pessoal do mundo.
Outra fonte de inspiração é a antroposofia. Desenvolvida por Rudolf Steiner, a antroposofia aborda a criança como ser integral e tem como prioridade o cultivo das potencialidades individuais, levando em consideração a diversidade cultural e o comprometimento com princípios éticos humanos.